GRANDES TEMAS

E-mail Imprimir PDF

Mais uma vez “redigo”, o mundo caminha para o caos. Daqui a 30, 40 anos, teremos quase 10 bilhões de pessoas no planeta. Água, alimento, moradia e trabalho para esse “mundo” de gente. O grande desafio, a sobrevivência humana e de toda a fauna que existe sobre a face da terra.
Já sabemos que os recursos naturais estão por um fio, brevemente estarão esgotados. Sem florestas e matas, rios profundamente poluídos, nascentes e riachos secos, solo árido, efeito estufa, poluição do ar, lixões, degradações de todo tipo, a humanidade galopa em direção à sua própria destruição. Não é necessária uma análise minuciosa, basta olharmos para o nosso rio, valões e o processo de desertificação que tomou conta de nossa região.
São grandes os problemas que teremos de resolver. Com o esgotamento das nascentes, a diminuição do volume/nível das águas nos rios, a poluição, eu pergunto: como matar a sede desse povo todo? A humanidade está pensando muito pouco nesse assunto, ainda não refletiu devidamente sobre. Verdadeiramente, um grande desafio para as gerações futuras. É o legado que irão receber de nós.
E como alimentar todo esse pessoal? O solo é capaz de produzir alimento para essa quantidade de gente? Um solo desgastado, com um estágio de erosão avançado, árido, outro desafio. Produzir para matar a fome dos nossos habitantes. O que farão os nossos descendentes?
Moradia! Um outro problema sério. Devido, também, à desigualdade social, a imensa fenda entre pobres e ricos, à má distribuição de renda, entre outros tantos fatores, torna esse batalha bastante árdua e complicada. Arranjar teto para todos!
E trabalho? Atualmente, já é um grande desafio. Quantos desempregados? E quanta mão-de-obra não qualificada ou especializada! Imagine daqui a alguns anos, como iremos empregar esse batalhão de gente? Como resolver esse problema que já é presente? Água, comida, teto e trabalho. Um quarteto de problemas que legaremos aos nossos filhos. Infelizmente, poucas pessoas hoje estão se preocupando com o destino de nossos filhos e de nosso planeta. Ou acordamos para a vida ou a raça humana dormirá para sempre!

comments
 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.